O Que é?

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Todos os dias toneladas de energia chegam ao nosso planeta de forma gratuita e totalmente limpa. Os raios do sol, além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na Terra, podem ser aproveitados para gerar eletricidade. Mas, isto pode ocorrer de forma saudável? Sim, através de uma tecnologia chamada fotovoltaica, que é a luz transformada em eletricidade.

Sua Origem

Como se trata de luz puramente solar, é considerada uma das melhores alternativas pelo seu sistema gerador de energia limpa, renovável e natural, propondo economia, preservação do meio ambiente e ainda valoriza sua própria fonte. Essa energia (solar) é a energia elétrica gerada a partir da luz do sol, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida, que, dependendo da região, caso seja tropical, produz em excelente proporção. Interessante não!?

Sua origem, vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo “foto-voltaica” tem sido usado em Inglês desde 1849. É o casamento de duas palavras:

Foto = Que vem do grego ‘Phos ‘e significa “luz”
Voltaica = Que vem de ‘volt’ que é a unidade para medir a força elétrica.

Como Funciona?

Não podemos confundir energia solar térmica com energia solar fotovoltaica!

A diferença entre elas é que, na solar térmica a energia do sol é transformada em calor e é utilizada para o aquecimento de água em residências, hotéis, clubes, etc. Neste caso, são usados COLETORES solares.

Na solar fotovoltaica, a energia é diretamente convertida em eletricidade e, neste caso, são usados MÓDULOS solares.

Seu efeito fotovoltaico acontece quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.

Além de gerar a sua própria energia e praticamente acabar com a sua conta de luz ela pode ser utilizada de forma direta e indireta. Sua forma direta se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é automaticamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços bem mais elevados.

Já na forma indireta, é preciso que haja a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer a captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares justamente por se adequar a lugares amplos, secos e ensolarados.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada, sistemas fotovoltaicos conectados á rede elétrica e já são utilizados a mais de 30 anos no Brasil onde sua utilização está aumentando de forma bem significativa, principalmente o coletor solar para aquecimento de água.