Blog

MUNDO

Por Sexta-Feira, 2 de Dezembro de 2016 Noticias

 


Índia inaugurou a maior central solar do mundo.

Por  André Torres2 de Dezembro de 2016

 

 

Ao fim de oito meses de construção está pronta a maior central solar do mundo. Situada em Kamuthi, na Índia, esta nova infraestrutura ganha o título à central californiana Topaz Farm. A Índia passará a contar com mais 648 MW de eletricidade gerados a partir dos raios solares e que serão suficientes para abastecer mais de 150.000 lares, tudo graças a mais de 2,5 milhões de módulos solares, 576 inversores de corrente e 154 transformadores numa instalação que reúne 6.000 quilómetros de cabos.

A nova central solar indiana ocupa mais de 10 quilómetros quadrados (10.000 campos de futebol) e teve um custo de 679 milhões de dólares. Face à central americana que até aqui ocupava o lugar de liderança, consegue produzir mais 100 MW de eletricidade, foi construída em menos de metade do tempo e exigiu apenas uma fração do investimento de 2,5 mil milhões que custou Topaz Farm.

A Índia passará no próximo ano a ser o terceiro maior produtor de energia solar a nível mundial, com planos para conquistar as posições ocupadas pela China e pelos Estados Unidos da América.

Em 2022 na Índia serão cerca de 60 milhões de lares que terão eletricidade solar, já que para 2030 o governo planeia reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis para apenas 60%.

 

Fonte: https://www.maistecnologia.com/india-inaugurou-a-maior-central-solar-do-mundo/